Jardim Radiante: Dicas para uma Irrigação Eficiente

O segredo do jardim radiante está na rega, costumo dizer que: “O coração da planta, está na mão de quem rega!”

Se você regar a sua planta na hora certa, na quantidade certa e no momento certo, maiores serão as chances de elevar a saúde das suas plantas. A água, quando absorvida na terra, leva os nutrientes por toda a planta, o sistema radicular que faz esse processo, isso a mantém viva e fortalecida.

Porpem, não é só isso que a mantém viva, é necessário monitorar a adubação, iluminação natural, principais doenças e muito mais. Neste post compartilho dicas e estratégias para ter um jardim radiante.

1. Escolhendo a planta:

Em primeiro lugar, antes que a frustração venha, o mais importante é escolher uma muda de qualidade. Um bom lojista que atenda às suas expectativas e venda plantas de qualidade, te livrará de complicações.

A folha é o principal sinal de saúde da folha, se ela estiver encurvada, fosca, com manchas nas folhas, algum caule caído, brotos novos secos, folhas novas encurvadas, são indícios que essa planta pode estar doente.

Ao comprar plantas em Supermercado, Floricultura ou Garden. Considere tomar algumas medidas iniciais, como, por exemplo, limpe as folhas, faça reposição de matéria orgânica, aplique fungicida, regue em abundância e deixe a água escorrer por completo.

2. Ajustando a rega para um jardim radiante:

Põe o dedo na terra! Antes de tudo, sinta a planta, toque nela, avalie visualmente o brilho da folha. Feito isso, se a terra estiver seca superficialmente, porém mole e suave ao toque, a rega está em dia.

Agora, se a água transbordar o vaso, é um sinal que a terra já está bem drenada e não é necessário fazer a rega. Porém, se a terra estiver seca, compacta e rústica, é um sinal que a rega está atrasada e se instalou a crise hídrica.

Dessa forma, molhar muito a planta a longo prazo abre portar para fungos e bactérias nas raízes. Agora, molhar pouco, abre portas para as pragas. O sucesso das plantas começa na rega, identifique a necessidade hídrica antes de molhar sua planta ou jardim. Caso a situação não se encaixa em nenhuma dessas opções? Muito provavelmente, precisa avaliar o local e a incidência de luz natural.

3. Crie um cronograma para a rega:

Jardim Radiante. Foto do Relógio ilustrando o cronograma de irrigaçãoAntes de mais nada, o melhor horário para regar o seu jardim ou planta, será o horário que você pode regar. Se for possível, molhe antes das 10h ou após as 17h, evite molhar as folhas se a planta e regue direto na terra, o cloro pode queimar as plantas e o excesso de umidade é o ambiente ideal para o início de novas doenças.

Fique atento, esses horários podem mudar consideravelmente conforme a estação do ano e região do país. 

Outro ponto importante é a temperatura da água, se ela estiver gelada, pode queimar as folhas e as raízes das plantas, e se ela estiver quente pode cozinhar as raízes.

Em determinadas estações e regiões, que os dias são muito quentes, é necessário regar duas vezes ao dia. Já as plantas que vivem em ambiente interno, o melhor horário em todas as estações, é pela manhã.

4. Vamos falar de crise hídrica?

Crise hídrica é o termo utilizado para definir uma descompensação da planta, acontece quando as plantas passam muito tempo sem água, mas quando é irrigada é feito em excesso. Também pode ser causada pela ineficiência da rega, acontece quando a água não é suficiente para drenar totalmente a terra, mesmo que a rega seja regular.

O equilíbrio e a avaliação das folhas e da terra serão cruciais para regularizar uma rotina de rega ideal para sua planta ou jardim.

Considere fazer um cronograma, ative o lembrete no calendário para incluir nas atividades diárias os cuidados do jardim.

Conclusão

A irrigação é uma peça fundamental para o sucesso de qualquer jardim. Ao aderir essa dicas e estratégias, você não apenas garantirá que suas plantas recebam a quantidade certa de água, mas também contribuirá para se tornar um jardim radiante. Com atenção e cuidado, seu jardim pode prosperar, florescendo em beleza e vitalidade. Lembre-se: um jardim bem irrigado é um jardim feliz!

 

Se aprofunde, aperfeiçoe o seu conhecimento, pratique o cuidado com as plantas.
Afinal, cultivar plantas não é para alguns, é para todos!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: